Fonte: ITF 365
Qual o poder da digitalização? Para responder a essa pergunta, a Schneider Electric desenvolveu o Relatório Global de Benefícios da Transformação Digital 2019. Segundo o levantamento, que levou em consideração 230 projetos de clientes da empresa colocados em prática nos últimos cinco anos em 41 países, entre os principais benefícios da transformação digital estão: despesas de capital (CapEx), despesas operacionais (OpEx), e sustentabilidade, velocidade e desempenho. O relatório foca em quatro setores-chave da economia – edifícios, data centers, indústria e infraestrutura –, todos passando por transformações que mudarão fundamentalmente a forma como as pessoa
Economias significativas em CapEx e OpEx
A evidência apresentada pelo relatório deixa de lado as preocupações do mercado de que a transformação digital é uma proposta de alto custo envolvendo novos sistemas e difícil integração entre processos existentes. Os projetos dos clientes analisados demonstram o contrário.
O estudo mostra que a digitalização de processos de engenharia, por exemplo, pode gerar, em média, 35% de economia em custos de CapEx e otimização de tempo para as organizações. Além disso, os custos de comissionamento de novos sistemas e ativos podem ter, em média, 29% de redução.
O estudo também revela que a digitalização, aproveitando a IoT, pode resultar em economias significativas nas despesas operacionais, levando a melhorias expressivas em eficiência, confiabilidade, segurança e sustentabilidade. Empresas relatam uma economia média de 24% no consumo de energia como resultado da digitalização.
Em aplicações industriais, a transformação digital permite que as empresas façam mais com menos – mais rendimento com menos energia, menos materiais e menos horas de trabalho. O aumento da produtividade, de até 50%, resulta da gestão de energia e das eficiências de automação em toda a cadeia de valor, desde o rastreamento habilitado para IoT até as linhas de produção automatizadas.
Décadas de experiência em transformação digital
A Schneider Electric iniciou sua jornada de transformação digital anos atrás. Em 2009, a empresa lançou o EcoStruxure, sua plataforma e arquitetura de sistema aberta, interoperável e habilitada para IoT.
Agora, impulsionado por serviços digitais e de nuvem, o EcoStruxure entrega valor aprimorado em relação à segurança, confiabilidade, eficiência, sustentabilidade e conectividade. O EcoStruxure aproveita os avanços em IoT, mobilidade, detecção, nuvem, analytics e cibersegurança para fornecer inovação em todos os níveis, a partir de produtos conectados, edge control, apps, analytics e serviços. Foi implantado em mais de 480 mil sites, com o apoio de mais de 20 mil integradores de sistemas e desenvolvedores, conectando mais de 1,6 milhão de ativos sob gerenciamento por mais de 40 serviços digitais. Com base no EcoStruxure, 45% das vendas da Schneider Electric em 2017 foram relacionadas à IoT.
Emerge desse relatório uma história maior sobre o poder da transformação digital: quando as empresas digitalizam tanto a gestão da energia elétrica quanto a automação, ambos os processos passam a trabalhar em conjunto, gerando valor ainda maior e sem precedentes.
“A transformação digital é a única maneira de fornecer consistência e eficiência em toda a empresa. Tecnologias como IoT, inteligência artificial e big data estão tornando as organizações mais eficientes e inovadoras, aumentando sua vantagem competitiva”, diz Jean-Pascal Tricoire, CEO global da Schneider Electric. “Nosso relatório indica que muitas companhias precisam de uma autoridade confiável para gerenciar essa complexidade e destravar todo o potencial da transformação digital. Nossas tecnologias, baseadas no EcoStruxure, aproveitam o poder da digitalização, permitindo que nossos clientes se tornem mais eficientes, seguros, confiáveis, conectados e sustentáveis – ou seja, líderes na nova economia digital.”
Este conteúdo não reflete necessariamente a opinião do Portal Ligado na Inovação, que atua na divulgação de clipping sobre Pesquisa e Inovação no setor elétrico, através de matérias, artigos, entrevistas e opiniões.