Pesquisa obtém energia elétrica a partir da rotação dos pneus

Fonte: Jornal do Comércio  O grupo japonês Sumitomo Rubber Industries, dono das marcas de pneus Dunlop e Falken, anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia capaz de gerar energia elétrica a partir da rotação de um pneu. A inovação resulta de uma pesquisa realizada em conjunto com a Universidade de Kansai, no Japão. Tudo acontece a…

Leia Mais

Um novo dispositivo produz energia e água limpa ao mesmo tempo

Fonte: Engenharia E Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia King Abdullah, em Thuwal, na Arábia Saudita, conseguiram combinar a purificação da água e a produção elétrica com painéis solares em um único dispositivo. Os detalhes da inovação foram publicados na última edição da revista Nature Communications. A crescente demanda por água limpa e energia…

Leia Mais

ISI Biomassa inicia identificação de plantas aquáticas para produção de biocombustível

Fonte:a critica Campo Grande – MS Como parte do projeto “Macrofuel: Aproveitamento Energético de Bio-Óleo Pirolítico de Macrófitas Aquáticas para Produção de Biocombustível”, desenvolvido em parceria com o grupo chinês CTG Brasil, 2º maior gerador privado de energia do País, a equipe de pesquisa do ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa), localizado em…

Leia Mais

Projeto da UFSCar visa reduzir perdas na transmissão de energia elétrica

Fonte: Acidadeon Como produzir energia via hidroelétricas e termoelétricas, com menor custo de geração e menores perdas nas linhas de transmissão que levam a energia até o consumidor final? Essa é a questão central de uma pesquisa conduzida no Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que busca aprimorar esse fluxo de energia,…

Leia Mais

MCTIC anuncia liberação de R$8 milhões para IoT e Manufatura 4.0

Fonte: Computer World O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) anunciou nesta semana que vai destinar R$ 8 milhões para empresas que queiram desenvolver projetos de inovação em Internet das Coisas (IoT) e Manufatura 4.0. De acordo com o órgão, a aplicação desses recursos será feita pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial…

Leia Mais

Elektro inaugura UFV no telhado da UFSCar de Araras

Fonte: Canal Energia  A Elektro inaugurou uma usina de energia solar fotovoltaica na UFSCar, no campus de Araras, destinada a abastecer 45 casas durante o ano inteiro, além de gerar economia na conta de luz da universidade. Os módulos foram implantados sobre o telhado do prédio principal do campus e terão capacidade de 69 kWp,…

Leia Mais