Fonte: Canal Energia
O helicóptero é equipado com uma câmera de alta resolução e por um aparelho de tecnologia LIDAR (da sigla inglesa Light Detection And Ranging), além de um equipamento termográfico. Com a câmera, pode-se registrar possíveis ocorrências na rede elétrica de diversos ângulos diferentes. Já com a tecnologia LIDAR, será possível detectar a distância exata entre a vegetação e os condutores elétricos e a câmera termográfica possibilitará a verificação da temperatura de conexões e equipamentos. Em terra, uma equipe da Enel recebe todas as informações geradas pela aeronave, conseguindo realizar os serviços na rede com precisão.
Até o final do ano, além das Regiões Norte e dos Lagos, a companhia inspecionará a rede elétrica de cidades como Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Petrópolis e Teresópolis, totalizando cerca de 4,5 mil quilômetros de linhas de distribuição e transmissão. O projeto faz parte do compromisso do Grupo Enel em buscar soluções inovadoras, diminuindo os riscos à segurança dos colaboradores, dos clientes e da população em geral. A iniciativa também está sendo desenvolvida pelo Grupo na Itália e na Espanha.
Inspeção em áreas urbanas
Nas áreas urbanas, veículos equipados com a câmeras termográficas realizam a inspeção por terra, na rede de distribuição de energia. Neste ano, os carros percorrerão cerca de 4,5 mil quilômetros em cidades da Região Metropolitana do estado, como Niterói e São Gonçalo, além de Cabo Frio e Campos dos Goytacazes no norte do Estado. Até hoje, apenas em 2019, 2,6 mil quilômetros de rede já foram inspecionados por terra em áreas urbanas da área de concessão da companhia.
Este conteúdo não reflete necessariamente a opinião do Portal Ligado na Inovação, que atua na divulgação de clipping sobre Pesquisa e Inovação no setor elétrico, através de matérias, artigos, entrevistas e opiniões.